domingo, 30 de agosto de 2009

São Torcato

















O orago da freguesia é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado nesta freguesia.

São Torcato foi um santo português, nascido em Guimarães, que viveu entre os séculos VII e VIII. Descendente de uma família nobre romana, Torquatus, desde a juventude foi muito virtuoso. A firmeza, eloquência e sabedoria da sua doutrina levaram realização do XVI Concílio de Toledo em 693, após o qual foi aclamado arcebispo de Braga e pouco tempo depois do Porto e de Dume.
É venerado como o Padroeiro da dor de cabeça e, por isso, os devotos põe o chapéu do Santo na na cabeça.Quando em 711 os árabes muçulmanos entram a sul da península ibérica, Muça, que era o general enviado de Tarik para conquistar toda esta região e espalhar o culto a Alá e Maomé, encontrou a resistência do arcebispo que estava disposto a lutar e a defender as ovelhas do seu rebanho. Houve um encontro entre o islamismo (Muça), com um inúmero exército, e o cristianismo (Torcato), com 276 comapanheiros na fé, em Guimarães.
O arcebispo fez um discurso, após o qual Muça desembainha a espada e desfere um golpe fatal sobre Torcato fazendo o mesmo aos companheiros. Segundo a lenda tudo aconteceu a 26 de fevereiro de 719 ou de 715. De acordo com a tradição, seu corpo foi encontrado incorrupto num bosque, no meio das silvas e de um monte de pedras (exumação) brotou uma fonte caudalosa que ainda hoje se conserva, conhecida como Fonte de São Torcato. De acordo com Armindo Cachada (JN, 16/05/03), assim relatou uma devota sobre a descoberta do corpo do santo “Não sabiam que era ele… Só quando um homem deu uma sacolada na cara do santo – ainda tem a marca – é que se ouviu uma voz: “Cuidado que está aqui Torcato». Retiraram o corpo, mas não havia água para o lavar. Brotou, então, milagrosamente, uma fonte, que ainda hoje jorra abundantemente.”

No local foi erigida uma capelinha em honra do santo, que se encontra hoje sepultado em câmara de vidro, no Santuário de São Torcato. De acordo com outra versão, um cego “viu” cair uma estrela precisamente no local onde se encontra a capela da Fonte do Santo, então o povo começou a cortar as silvas que cobriam o local, tendo descoberto o corpo daquele que viria a ser S. Torcato. Tendo-se decidido remover dali o corpo, tomaram uma junta de bois para fazê-lo, só que eles, chegando a um determinado local, não andaram mais. Tal fato deu origem à construção de uma igreja naquele local para que o corpo lá pudesse permanecer.

Um comentário: