sábado, 29 de agosto de 2009


A Capela de São Torcato é uma das capelas que compõem o Santuário de São Torcato,situado no vale central da freguesia de São Torcato, desenvolvendo-se à sua volta toda a povoação.
O templo de estilo híbrido, com elementos clássicos, góticos, renascentistas e românticos, encontra-se todo construído em cantaria de pedra de granito da região, sendo uma obra-prima do neomanuelino, cuja construção se iniciou em 1871 e estende-se até aos dias de hoje. O gosto ecléctico, surge dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos neo-românicos. Possui dimensões consideráveis.
A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. Em planta, o templo tem a forma típica da cruz latina. No interior da Igreja encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato.
No exterior do Santuário, encontra-se um adro o qual possui ao fundo, de frente para o Santuário, um parque enfeitado com frondosas tileiras e plátanos. Para aceder a este parque (denominado popularmente por Parque do Mosteiro), utiliza-se uma enorme escadaria, a qual dá ligação ao templo. No parque podemos também encontrar dois coretos, bem como duas grandes fontes de água.

A nascente encontra-se anexa à capela.
As qualidades atribuídas às águas da fonte são sobretudo as de ser “leve e digestiva”,“mas a fé conta muito, se uma pessoa tem fé pode curar outros males”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário