sábado, 29 de agosto de 2009

Mosteiro de São Torcato


História: Esta igreja é uma construção do século VII e como tal é visigótica. Com o correr dos tempos sofreu algumas transformações tendo sido a mais importante efetuada no século XII. Após ser descoberto, no local hoje intitulado Fonte do Santo, São Torcato foi transferido para o local onde permaneceu muitos anos. Hoje em dia encontra-se no Mosteiro.
Do lado Norte da abside encontra-se uma pequena capela românica (monumento nacional), do século XII, onde descansaram os restos mortais do Santo.Na igreja restam vestígios da fundação visigótica e da fase românica, aspectos que obras recentes, realizadas no templo, permitiram deixar mais a descoberto, e testemunham as suas memórias que se perderam.

2 comentários:

  1. Olá

    gostei muito de encontrar este Blog que achei muito interessante

    a história de Portugal apaixona-me bem como a história dos países a que deu origem, de todas as artes que aí se desenvolveram, dos "heróis" pequenos ou grandes que fizeram essa "viagem" de séculos

    estou a dar a início a um Blog que ainda está muito pequeno

    se quiseram tomar conhecimento o link é assim:

    http://portugalredecouvertes.blogspot.com/


    desculpem estar ainda mal organizado, estou a aprender!

    um abraço e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Passei muito tempo sem olhar este blog por várias razões que estavam me sobrecarregando. Hoje, já com minhas atividades controladas, lembrei-me de dar uma olhada e tive a maior satisfação de encontrar o seu comentário. Como o tempo já passou muito e você vendo que não obteve a resposta, fiz um comentário no link que você me indicou. Mas resolvi também por aqui a resposta. Pode ser que, por coincidência, você abra o meu blog.
      Que maravilha! E você ainda fala que está mal organizado.Está lindo! Encantei-me com ele. Com as paisagens maravilhosas, com a história da princesa e suas lágrimas.
      Agradeço os parabéns, mas quem os merece é você pelo seu lindo trabalho.
      Um grande abraço.
      Avelina

      Excluir